terça-feira, 5 de maio de 2015

Conheça por dentro o fantástico CT do Criciúma

Mais uma razão para orgulho do torcedor do Criciúma. São poucos os clubes brasileiros que dispõe de um centro de treinamentos como o que o Tigre está terminando de construir no bairro Cristo Redentor. Resultado de uma série de esforços, de caminhos abertos em Brasília com financiamentos federais, mais recursos próprios, o CT começa a ganhar vida própria, oficialmente, a partir da próxima segunda-feira. É o dia em que a estrutura administrativa e de futebol do Criciúma deixa o estádio Heriberto Hülse e parte com tudo para o CT.

Tudo é grande e muito bem acabado neste novo espaço tricolor, que tive o prazer de conhecer, em uma visita exclusiva e guiada pelo superintendente do Criciúma. Lédio Daltoé mostrou cada canto, cada sala, abriu cada porta, informando quem ali trabalhará, qual atividade ali será desempenhada, e citando, de cor e salteado, cada material ali empregado, o fim de cada uma daquelas repartições, tudo com muito capricho e afinco. É um golaço para a história do Criciúma.

Já na chegada, a primeira ótima impressão: guarda 24 horas e garantia absoluta de segurança no acesso ao CT. Os pequenos delitos que aconteciam no entorno, e às vezes até na primária estrutura ali existente, são coisas do passado. A comunidade do Cristo Redentor abraçou o Criciúma. Tanto é que vários dos funcionários do CT, da manutenção, da limpeza, do cotidiano, são vizinhos.

O pátio é impecavelmente limpo. Logo após a identificação junto ao guarda e o acesso, um estacionamento amplo. Ao desembarcar, o visitante se vê diante de um enorme pavilhão. Ali pulsa o coração do CT do Tigre. Ao chegar na área construída, a primeira sala, à direita, encaminha à futura administração das categorias de base. A assistente social dos garotos terá uma sala com isolamento acústico, para manter a necessária privacidade dos assuntos ali conversados. Preocupação de clube de grande porte.

Mais adiante, um amplo refeitório. Ali, profissionais e atletas da base vão compartilhar espaço, dividirão as mesas nas refeições. O Criciúma calcula que, de segunda a segunda-feira, servirá até 400 refeições ao dia. A cozinha tem tudo do bom e do melhor.

Saindo deste setor, há a lavanderia. Já vai começar a operar na segunda-feira, a exemplo da cozinha. É, da mesma forma, de porte industrial, com máquinas capazes de lavar e secar os uniformes e roupas dos atletas em menos de meia hora. Tudo é grande, limpo e muito bem acabado.

Ao subir um lance de escadas, o visitante conhece a academia do clube. Trata-se de um verdadeiro xodó. Os itens ali dispostos, para os mais diversos exercícios, são os melhores do mercado. O Criciúma investiu mais de R$ 600 mil para montar a sua academia, seguramente uma das melhores do futebol brasileiro. Poucas são iguais. A esta altura, estamos no segundo piso da sede principal do CT. Perto da academia, há diversas salas administrativas, há a fisiologia e um auditório, para palestras e outras atividades.

Ao fundo deste corredor principal, adiante da academia, um enorme salão, que servirá de local de recreação dos atletas. Deste ponto, outro corredor faz a ligação com uma das alas residenciais do CT. Aí está outra cereja do bolo diferenciada do novo Criciúma. São 64 apartamentos, luxuosamente montados. Os apartamentos da base são para três ocupantes cada. Nos profissionais, servem dois atletas por unidade, com camas de alto padrão, acabamento impecável, à altura dos melhores hoteis do Estado. Cabeamento de televisão e internet mais aparelhos de ar condicionado em todos os quartos. Neste espaço, o Criciúma concentrará sempre a partir de agora, antes dos jogos em casa. O cuidado com os detalhes é tamanho que as roupas de cama tem as cores do Criciúma. Só faltou uma faixinha preta nos cobertores amarelos, mas não foi por falta de pedido junto ao fornecedor.

Descendo um lance de escadas, nos encontramos com os vestiários, que são enormes, amplos, muito confortáveis, e dotados de toda a estrutura adequada para o elenco tricolor. E o detalhe, há o vestiário profissional, e o das categorias de base, com as mesmas dimensões. Anexo ao vestiário principal, a fisioterapia, com equipamentos de última geração, e aquela piscina especial para o relaxamento dos atletas. Todos os departamentos do clube estarão servidos com salas muito bem equipadas, localizadas estrategicamente. Toda esta enorme estrutura encontra-se em 3.250 metros quadrados de área construída.

Ao sair deste complexo, há a parte externa, tão colossal quanto, mantendo o cenário que enche os olhos. São cinco campos de treinamento, um deles está se transformando em um pequeno estádio. As arquibancadas em construção oferecerão 1.423 lugares sentados, com previsão de inauguração em 30 de julho. Ali, a base mandará seus jogos oficiais pelo Campeonato Catarinense, e o time principal poderá utilizar, para treinos. Até iluminação está por ser garantida, na parceria com um empresário da cidade.

Uma rampa está sendo construída para a parte externa do CT, criando um acesso exclusivo para imprensa e torcedores, que não entrarão no complexo pelo mesmo portão dos atletas. Abaixo desta rampa, uma sala de imprensa com visão panorâmica dos campos de treino.

São dez hectares muito bem aproveitados e melhor, que vão para a história do Criciúma Esporte Clube como o mais impressionante legado que a gestão Antenor Angeloni deixará para a eternidade tricolor. Por tudo isto, pelo que vi, colhi, percebi e senti, quero humildemente lançar uma proposta de nome para esta majestosa área: CT Antenor Angeloni. Ele merece a homenagem! Parabéns Criciúma, deste um passo gigantesco rumo ao futuro!

Um comentário:

  1. Muito bom. Aparentemente sem as gambiarras características das obras tricolores.

    ResponderExcluir